quarta-feira, 4 de março de 2009

Bem-estar do Colaborador






A qualidade de vida no trabalho não é mais um diferencial, mas sim uma exigência de mercado, pois a empresa que não estiver com pessoas em primeiro plano, dificilmente torna-se competitiva no mercado. Enquanto as organizações preocupam-se em ser mais competitivas, produzindo mais e melhor a custos menores, os empregados buscam no interior das empresas onde trabalham a compensação do estresse causado pela busca frenética de resultados. Segundo Limongi França (2007), o atual contexto social e econômico caracteriza-se por demandar de quando parte das empresas uma crescente atenção com seus ativos intangíveis. A qualidade de vida no trabalho não decorre apenas do salário acima do mercado, e sim resulta em tratamento humano, da gentileza, da leveza nas relações. Não se pode esperar qualidade no desempenho de pessoas que carecem de qualidade em seu próprio trabalho. No Brasil, a preocupação com a qualidade de vida no trabalho, surgiu mais tardiamente, em função da preocupação com a competitividade das empresas num contexto de maior abertura para importação de produtos estrangeiros e na esteira dos programas de qualidade total. Qualidade de vida no trabalho trata especialmente do bem-estar do que os trabalhadores entendem que os cargos representam uma fonte de renda e principalmente um meio de motivação para o bem-estar de cada um deles. Para alcançar níveis elevados de qualidade e produtividade, as organizações precisam de pessoas motivadas, que participam ativamente nos trabalhos que executam e que sejam adequadamente recompensadas pelas suas contribuições. A competitividade organizacional – e obviamente, a qualidade e produtividade – passam obrigatoriamente pela qualidade de vida no trabalho. Referências Bibliográficas DE AZEVEDO, Márcia Maria Nascimento; DE AZEVEDO, Stephen Nascimento. QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO DOS EMPREGADOS DA AZEVEDO METAIS. Monografia de Administração, 2007. FRANÇA, Ana Cristina Limongi; ARELLANO, Eliete Bernal. As pessoas na organização – Qualidade de vida no trabalho. 7ª edição. São Paulo: Editora Gente, 2002. MARRAS, Jean Pierre. ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS – DO OPERACONAL AO ESTRATÉGICO. 11ª edição; Pág. 31 São Paulo: Editora Futura, 2005.
Como vocês puderam notar, o profissional que tem uma boa qualidade de vida na empresa, tem motivação para trabalhar e consequentemente produzir .

Um comentário:

  1. Boa Tarde!!!!

    Sou nutricionista e gostei muito do perfil da sua empresa e gostaria de saber se voce possui interesse de fazer uma parceria, pois eu ministro palestras pra empresas, faço atendimento nutricional e orientações em empresas. Caso haja interesse favor entrar em contato. Obrigada Karlla 41.8499-5191

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